domingo, 24 de janeiro de 2016

Curso de Noções Básicas de Antroposofia Aplicada à Saúde



Curso Introdutório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde:
Curso de Noções Básicas de Antroposofia aplicada a saúde.

O Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia oferece o Curso de Noções Básicas de Antroposofia aplicada à saúde.

Objetivo do curso: Capacitar profissionais da rede municipal de saúde para uma abordagem com princípios humanizados, que possibilita uma visão ampliada dos processos de saúde e doença. A Antroposofia propõe: o conhecimento do homem em sua dimensão espiritual, emocional, vital e física; o resgate de um estilo de vida mais natural; o conhecimento mais ampliado sobre o desenvolvimento humano nas várias etapas da vida.

Público Alvo: Profissionais da secretaria municipal de saúde ou de outras instituições públicas ou privadas, que desejam conhecer esta nova abordagem.

Metodologia: O curso é constituído de 10 aulas teóricas, vivenciais e práticas 1 final de semana ao mês, 1 encontro terapêutico semanal no primeiro semestre, 1 ambulatório didático semanal no segundo semestre, nas unidades de saúde do município.

Docentes: Tânia Helena Alvares. Médica Antroposófica das PICS.
Daniela Argondizo. Euritmista Curativa.
Maria Inez Vieira Gonçalves. Consultora Biográfica formada pela Associação Sagres, Coaching e Artista Plástica.

Investimento: Para servidores das Secretarias Municipais da Educação e Saúde de Uberlândia, o curso será 100% subsidiado.


Inscrições: Abaixo


Conteúdo Programático:
19 e 20 de março- Leis que regem o desenvolvimento físico, psíquico e espiritual nas fases da vida.  Suas relações com o processo de saúde e de doença.        
16 e 17 de abril- Imaginação, Inspiração e Intuição: etapas de desenvolvimento da prática meditativa. Meditação Terapêutica aplicada a saúde. Nível I.
21 e 22 de maio- O sistema neurossensorial, rítmico e metabólico. O pensar, o sentir e o agir e suas relações com o processo de saúde e doença.
18 e 19 de junho- Integração com outras práticas complementares: Terapia Floral de Bach e a harmonização do pensar, sentir e agir.
16 e 17 de julho- Relação entre os quatro elementos, os quatro corpos, os quatro órgãos e os quatro temperamentos. Medidas salutogênicas para o equilíbrio dos mesmos.
20 e 21 de agosto- Integração com outras práticas complementares: Terapia Reiki nível I e II e a harmonização dos quatro corpos.
17 e 18 de setembro- Atuação das forças planetárias na psique e no corpo humano.
15 e 16 de outubro- Atuação das forças zodiacais na psique e no corpo humano.    
19 e 20 de novembro- Imaginação, Inspiração e Intuição: etapas de desenvolvimento da prática meditativa. Meditação Terapêutica aplicada a saúde. Nível II
17 de dezembro- Encerramento do curso. Apresentação de casos.

Carga Horária: Aulas teóricas, práticas e vivenciais:120 h, Vivências terapêuticas: 36 h, Ambulatório Terapêutico: 42h. Total: 198h
Aulas teóricas, vivenciais e práticas, das 8:00 as 18:00 sábados e das 8 h às 13 h domingos. Vivências terapêuticas a cada quinze dias, a princípio as quintas feiras das 18h às 21 h. Ambulatório terapêutico no segundo semestre às quintas das 9h às 12h.

Duração: 10 meses


Data de início: 17 de março de 2016.