Curso Introdutório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde:
Curso de Princípios Antroposóficos aplicados a educação e a saúde da criança.
O Núcleo de Práticas
Integrativas e Complementares da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia ,
oferece o I Curso de Princípios Antroposóficos aplicados à educação e a saúde
da criança .Este curso tem o propósito de oferecer aos educadores, e profissionais da área da saúde um espaço de
escuta, cuidados, e de aquisição de novos conhecimentos e abordagens relacionados a primeira
infância. É um curso livre e segue as diretrizes da Política Nacional, Estadual
e Municipal das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.
Objetivo
do curso: Proporcionar aos profissionais da rede municipal de
educação e da saúde infantil o contato com novas abordagens para ampliação de
sua prática educativa e terapêutica.
Oferecer conteúdo, vivências e práticas que possibilitam uma observação
mais aprofundada e uma orientação individualizada e humanizada da criança de
zero a sete anos de idade.
Público
Alvo:
Profissionais e gestores que atuam direta ou indiretamente na área da educação
e saúde infantil.
Metodologia: Aulas expositivas, vivências artísticas,
vivências corporais, dramatizações, canto, contação de histórias, trabalhos
manuais, confecções de brinquedos. Aulas 1 final de semana ao mês, encontros
quinzenais para vivência terapêutica, oficina pedagógica semanalmente a partir
do segundo semestre. Carga horária 195 h. Duração de 12 meses.
Docentes: Cleonice Vieira dos Santos. Professora e orientadora pedagógica de educação infantil Waldorf. Docente da Escola Waldorf Rudolf Steiner de São Paulo.
Daniela Argondizo. Euritmista e orientadora pedagógica de Jardim Waldorf.
Tânia Helena Alvares. Médica Antroposófica das PICS e coordenadora do curso.
Investimento: Para servidores das Secretarias Municipais da Educação e Saúde o curso será 100% subsidiado.
Inscrições: Abaixo
Conteúdo
Programático:
05
e 06 de março- Princípios Antroposóficos aplicados à saúde e
à educação infantil. A importância dos cuidados nos primeiros 1000 dias da
criança desde a intenção de gerar, a gestação, o parto e o puerpério.
02 e 03 de abril- Imaginação,
Inspiração e Intuição: etapas de desenvolvimento da prática meditativa.
Meditação Terapêutica aplicada a saúde. Nível I.
14
e 15 de maio- Novas abordagens nos cuidados da criança de 0
a 3 anos. Cultivo dos sentidos básicos. Vivências práticas: banho, troca de fraldas,
alimentação e observação da criança.
04
e 05 de junho- Motricidade livre, autonomia e segurança
afetiva. A intervenção do adulto. Organização dos espaços, ambientes,
implementos e brinquedos de acordo com cada faixa etária.
02
e 03 de julho- Andar, Falar e Pensar. Confecção da boneca
estrela.
06
e 07 de agosto- A criança dos 4 aos 5 anos e dos 5 aos 7
anos. Organização do espaço, cuidados com o meio ambiente, brinquedos,
alimentação e observação da criança. Desenho infantil.
03
e 04 de setembro- Integração com outras práticas
complementares: Terapia Reiki nível I e II e a harmonização dos quatro corpos.
01
e 02 de outubro- Os Rítmos: anual, mensal, semanal e diário.
Cirandas, rodas, brincadeiras, dedinhos.
05
e 06 de novembro- Contação de histórias, contos de fadas,
contos rítmicos. Bonecos para teatrinho.
03
e 04 de dezembro- O gesto e o trabalho humano. Imitação,
gratidão. Trabalho manual, educação da criança.
17
de dezembro-
Apresentação de casos relacionados a observação das crianças que
vivenciaram a nova abordagem, considerando também suas relações com os seus
familiares, educadores e com o ambiente escolar.
Vivência
Terapêutica: Início em 10 de março até 10 de agosto, a
cada quinze dias. Duração de 3 horas. Quintas-feiras das 18h às 21h.