domingo, 24 de janeiro de 2016

Curso de Princípios Antroposóficos Aplicados à Educação e Saúde da Criança


Curso Introdutório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde:
Curso de Princípios Antroposóficos aplicados a educação e a saúde da criança.

O Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia , oferece o I Curso de Princípios Antroposóficos aplicados à educação e a saúde da criança .Este curso tem o propósito de oferecer aos educadores,  e profissionais da área da saúde um espaço de escuta, cuidados,  e de aquisição de  novos conhecimentos  e abordagens relacionados a primeira infância. É um curso livre e segue as diretrizes da Política Nacional, Estadual e Municipal das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Objetivo do curso: Proporcionar aos profissionais da rede municipal de educação e da saúde infantil o contato com novas abordagens para ampliação de sua prática educativa e terapêutica.  Oferecer conteúdo, vivências e práticas que possibilitam uma observação mais aprofundada e uma orientação individualizada e humanizada da criança de zero a sete anos de idade.

Público Alvo: Profissionais e gestores que atuam direta ou indiretamente na área da educação e saúde infantil.

Metodologia:  Aulas expositivas, vivências artísticas, vivências corporais, dramatizações, canto, contação de histórias, trabalhos manuais, confecções de brinquedos. Aulas 1 final de semana ao mês, encontros quinzenais para vivência terapêutica, oficina pedagógica semanalmente a partir do segundo semestre. Carga horária 195 h. Duração de 12 meses.

Docentes: Cleonice Vieira dos Santos. Professora e orientadora pedagógica de educação infantil Waldorf. Docente da Escola Waldorf Rudolf Steiner de São Paulo.
Daniela Argondizo. Euritmista e orientadora pedagógica de Jardim Waldorf.
Tânia Helena Alvares. Médica Antroposófica das PICS e coordenadora do curso.

Investimento: Para servidores das Secretarias Municipais da Educação e Saúde o curso será 100% subsidiado.

Inscrições: Abaixo



Conteúdo Programático:

05 e 06 de março- Princípios Antroposóficos aplicados à saúde e à educação infantil. A importância dos cuidados nos primeiros 1000 dias da criança desde a intenção de gerar, a gestação, o parto e o puerpério.
 02 e 03 de abril- Imaginação, Inspiração e Intuição: etapas de desenvolvimento da prática meditativa. Meditação Terapêutica aplicada a saúde. Nível I.
14 e 15 de maio- Novas abordagens nos cuidados da criança de 0 a 3 anos. Cultivo dos sentidos básicos. Vivências práticas: banho, troca de fraldas, alimentação e observação da criança.
04 e 05 de junho- Motricidade livre, autonomia e segurança afetiva. A intervenção do adulto. Organização dos espaços, ambientes, implementos e brinquedos de acordo com cada faixa etária.
02 e 03 de julho- Andar, Falar e Pensar. Confecção da boneca estrela.
06 e 07 de agosto- A criança dos 4 aos 5 anos e dos 5 aos 7 anos. Organização do espaço, cuidados com o meio ambiente, brinquedos, alimentação e observação da criança. Desenho infantil.
03 e 04 de setembro- Integração com outras práticas complementares: Terapia Reiki nível I e II e a harmonização dos quatro corpos.
01 e 02 de outubro- Os Rítmos: anual, mensal, semanal e diário. Cirandas, rodas, brincadeiras, dedinhos.
05 e 06 de novembro- Contação de histórias, contos de fadas, contos rítmicos. Bonecos para teatrinho.
03 e 04 de dezembro- O gesto e o trabalho humano. Imitação, gratidão. Trabalho manual, educação da criança.
17 de dezembro-  Apresentação de casos relacionados a observação das crianças que vivenciaram a nova abordagem, considerando também suas relações com os seus familiares, educadores e com o ambiente escolar.

Vivência Terapêutica: Início em 10 de março até 10 de agosto, a cada quinze dias. Duração de 3 horas. Quintas-feiras das 18h às 21h.