O que é

A Antroposofia é uma ciência  que considera o ser humano na sua dimensão física, vital, emocional e espiritual. Observa sua evolução no tempo através de leis que regem os ciclos da vida e determinam princípios promovedores da saúde e bem estar. Analisa o desenvolvimento do homem observando não apenas a organização física mas outras que são chamadas de etérica, astral, e organização do eu. Elas se configuram organicamente nos primeiros 21 anos de vida, psiquicamente dos 21 aos 42 e espiritualmente dos 42 aos 63 anos de vida. Um reviver constante de experiências e possibilidades de transformação.

A  Medicina Antroposófica avalia o ser humano frente as suas necessidades individuais, suas relações sociais, familiares, ancestrais e espirituais. Utiliza medicamentos e terapias naturais que resgatam a vitalidade e a harmonia do organismo e do indivíduo como um todo.

A pedagogia Antroposófica chamada de Pedagogia Waldorf, promove a educação privilegiando o desenvolvimento do potencial criativo, artístico e a livre expressão do ser humano, respeitando cada etapa do seu desenvolvimento.

Ambas abordagens integram as questões físicas com as psíquicas sociais , avaliando o individuo globalmente. E se combinam segundo o seguinte aforisma: Sem educação não há saúde, sem saúde não tem como haver educação. 

No município de Uberlândia a Medicina Antroposófica atua principalmente na promoção de cursos e grupos terapêuticos voltados para o autoconhecimento, integrada a outras práticas complementares.

Promove  a educação em saúde utilizando -se da meditação para educar o pensamento, harmonizar o sentimento e fortalecer a vontade própria. A fim de transformar reações mentais, emocionais e comportamentais estressantes impressas desde as primeiras experiências vivenciadas ainda no útero materno e nos primeiros anos de vida, responsabilizadas por desencadearem ou perpetuarem as doenças, os sintomas físicos e a dificuldade de aprendizagem  nas fases futuras da vida.

Tais ferramentas resgatam a consciência de ser o indivíduo e sua interação com o meio  que o cerca, o principal agente que predispõe as mais variadas doenças.

A educação com enfoque antroposófico constitui a base da transformação do indivíduo e da comunidade e é um dos pilares para a promoção da saúde familiar e social.

A Antroposofia foi elaborada por Rudolf Steiner (1861-1925) e traz conhecimentos na área da Pedagogia Waldorf, da Agricultura Biodinâmica, da Pedagogia Social, da Medicina e terapias  Antroposóficas juntamente com a Dra. Ita Wegman (1876 -1943 ).

Foi implementada em São Paulo no ano de 1969 pela Dra.  Gudrun Kröekel  Burkhard e integra a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) desde o ano de 2006. Em Uberlândia foi instituída pela Dra. Tânia Helena Alvares no ano de 2008 e integrou as PICS no ano de 2013.